Proposta Pedagógica
A Proposta Pedagógica é inspirada nos princípios do Beato Padre Luís Caburlotto, fundador do Instituto das Filhas de São José.
A linha geral da Proposta Pedagógica sustenta-se na importância dada à orientação de cada educando, para poder firmar-se em valores permanentes e fundamentais de cidadania, responsabilidade, verdade e amor, capacitando-os para uma reflexão e ação consciente que lhe possibilite uma adequada e promissora inserção social.
Acreditamos que ao educar uma criança ou jovem, além de promover suas potencialidades intelectuais e cognitivas, acionamos recursos para que cada educando, enquanto pessoa dotada de individualidade e potencialidades singulares, possa reunir os conhecimentos e habilidades necessárias para colaborar na edificação de uma sociedade mais justa e humana.
Inovamos a nossa prática educativa através da formação continuada dos educadores, utilizando a nossa experiência, tradição e atualização permanente para educar para o presente e para o futuro com a inteligência do coração.
Metodologia de Ensino
As estratégias diferenciadas e a maneira como ensinamos contribui para o futuro dos nossos alunos.
O Carisma do Instituto das Filhas de São José é baseado na metodologia do Beato Padre Luís Caburlotto denominada Preventiva-Persuasiva, a qual privilegia a qualidade da relação entre o educador, o educando e a relação dialógica revestida de doce firmeza, de respeito, de estima e liberdade.
O Método Preventivo-Persuasivo permite passar, gradativamente, de uma educação diretiva a uma educação participativa, suficiente para gerar confiança e tornar o educando ativo no próprio processo de formação.
O direcionamento dessa metodologia acontece por duas ações inseparáveis: prevenir e persuadir, responsável por educar milhares de gerações de alunos em 4 países.
Persuadir
Significa, antes de tudo, indicar com clareza o quadro de valores ao qual se faz referência, as metas a serem atingidas e as regras necessárias para alcançá-las, encontrando, através de um diálogo respeito e liberdade entre educador e educando, as estratégias para conseguir tudo isso. Os educadores, por sua vez, tornam-se próximos dos educandos, como uma extensão de suas famílias, fazendo-se ouvir em meio à adversidade de ideias.
Prevenir
Assume o sentido positivo de fazer emergir os recursos que a pessoa traz dentro de si e de fornecer-lhe, antecipadamente, os meios para enfrentar os desafios e obstáculos que a vida lhe reserva.