top of page
fundo.png
011.JPG

ENSINO FUNDAMENTAL

ANOS FINAIS

  Os momentos de 

 Descoberta  

O ingresso no 6º ano representa o início de uma nova etapa no percurso formativo dos estudantes. É o momento em que deixam os Anos Iniciais e passam a integrar os Anos Finais do Ensino Fundamental, vivenciando uma fase de transformações significativas na rotina escolar, na organização curricular e nas relações de aprendizagem.

Há mais de 90 anos educando mentes e transformando corações, a Escola São José de Vila Matilde acolhe cada educando nessa transição com escuta, cuidado e intencionalidade pedagógica, reconhecendo que cada um percorre esse caminho de forma única. O acolhimento é conduzido por educadores especialistas, preparados para guiar com sensibilidade e olhar atento às dimensões cognitivas, emocionais e espirituais do educando.

Nessa nova etapa, o protagonismo é fortalecido: o educando é convidado a assumir um papel ativo na construção do próprio conhecimento, aprendendo a refletir sobre si, sobre o outro e sobre o mundo. A metodologia ativa e as práticas interdisciplinares favorecem a investigação, a curiosidade e o pensamento crítico, conectando saberes e experiências que dão sentido à aprendizagem.

Na Escola São José de Vila Matilde, educar é formar pessoas para a vida. Nos Anos Finais do Ensino Fundamental (7º ao 9º ano), essa missão se realiza por meio de um projeto pedagógico que reconhece cada educando como protagonista da sua própria história, respeitando suas vivências, singularidades e contextos socioculturais.

O trabalho pedagógico é fundamentado em uma abordagem reflexiva, dialógica e transformadora, que promove o desenvolvimento integral — intelectual, emocional, social e espiritual. Essa formação acontece por meio de uma relação educativa pautada na escuta, no diálogo e no acolhimento, pilares que sustentam uma aprendizagem significativa, humanizadora e libertadora.

Inspirada pelo carisma educativo, a proposta promove o encontro entre fé, cultura e vida, formando sujeitos éticos, solidários e conscientes de seu papel no mundo. A parceria entre escola e família fortalece esse processo, ampliando os vínculos e a corresponsabilidade na formação dos estudantes.

Aliando tradição e inovação, a Escola oferece uma infraestrutura completa, com mais de 9.000m² dedicados à aprendizagem.

A prática pedagógica é orientada pela intencionalidade, interdisciplinaridade e formação acadêmica, articulando as diferentes áreas do conhecimento com projetos que dialogam com temas contemporâneos, socialmente relevantes e conectados às realidades local e global.

Com uma equipe de educadores em constante capacitação e comprometida com a formação humana integral, os estudantes são estimulados ao pensamento crítico, criativo e colaborativo, desenvolvendo autonomia, empatia e senso de responsabilidade.

Conheça nosso projetos

São desenvolvidos uma série de projetos para aguçar os alunos em evoluir na absorção de conteúdo, tais como: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Matemática, Ciências, Geografia, História, Inglês, Espanhol, Ensino Religioso, Habilidades Digitais e Robótica.

Nossos Diferenciais

008.JPG
024.JPG

No Ensino Fundamental, cada conteúdo é mais que conhecimento é a base para compreender e transformar o mundo.

Aqui, trabalhamos o diálogo entre as áreas de conhecimento e ajudamos os educandos a aplicarem o que aprendem na prática, incentivando-os em situações reais da vida.


Nossa formação também inclui o ensino religioso. Nossos alunos são convidados a refletir sobre a dimensão espiritual da cultura, reconhecendo o valor humano e transcendental em suas aprendizagens.


As artes e a cultura são parte fundamental da formação no Ensino Fundamental. Através de expressões artísticas, nossos alunos aprofundam seu conhecimento, enquanto desenvolvem empatia e sensibilidade.

No Ensino Fundamental, formamos alunos que compreendem, criam e transformam. Venha fazer parte dessa jornada de aprendizado para a vida!
 

IMG-20241121-WA0099.jpg
IMG-20241121-WA0100.jpg
088.JPG

Avaliações

IMG-20241121-WA0083.jpg

A avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental e possui caráter formativo, predominando o aspecto qualitativo sobre o quantitativo e classificatório, e adota uma estratégia de progresso individual e contínuo que favorece o crescimento do educando, preservando a qualidade necessária para a sua formação escolar. O processo de avaliação considera aspectos qualitativos e quantitativos, e resulta na atribuição de médias trimestrais a fim de estabelecer um parâmetro objetivo para traduzir os resultados de desempenho escolar ao longo do ano letivo e favorecer a reflexão sobre o resultado obtido ao término do ano letivo.

Manhã

6º ao 9º ano

6h50 às 12h10

Tarde

6º ao 9º ano

13h10 às 18h30

007.JPG
menino.png

MATRÍCULAS

ABERTAS

bottom of page