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Construímos valores que vão além
dos métodos de ensino.

#Este é o Modelo SÃO JOSÉ de educar!

Educação Infantil

A educação infantil em nossa escola atende crianças a partir dos 2 anos de idade e iluminada pelos princípios pedagógicos do Beato Padre Luís Caburlotto e o seu legado carismático tem como objetivo estimular os cinco campos de experiências estabelecidos pela BNCC.

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Projetos

São desenvolvidos diversos projetos para aguçar os alunos a evoluir a absorção de conteúdo, tais como: Escuta, Fala, Linguagem e Pensamento, Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações, O Eu, o Outro e Nós; Corpo, Gestos e Movimentos; Traços, Sons, Cores e Imagens; Experiências voltadas ao conhecimento de Deus; Experiências de Exploração da Linguagem; Experiências com Novas Tecnologias; Projetos.

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Ensino Fundamental 

O Ensino Fundamental, com nove anos de duração, é a etapa mais longa da educação básica. Nos anos iniciais do ensino fundamental, os alunos ampliam suas interações com o espaço e as relações com múltiplas linguagens (incluindo o uso da escrita e da matemática), fortalecendo a autonomia para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informações, na escola e para além dela. Tendo por base o compromisso da escola de propiciar uma formação integral, amplia-se o trabalho propiciando o desenvolvimento pessoal e social através da formação de atitudes e valores, orientando-o para o exercício de uma cidadania consciente, crítica, participativa e responsável.

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Dentre os componentes curriculares que compõem os nove anos do Ensino Fundamental figuram os seguintes: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Movimento, Matemática, Ciências, Natureza e Sociedade, Geografia, História, Inglês, Espanhol, Ensino Religioso e Tecnologia Aplicada.

O ano letivo organiza-se em trimestres, criteriosamente planejados para assegurar o desenvolvimento do currículo do Ensino Fundamental.

O currículo do Ensino Fundamental ocorre de maneira a permitir que o educando desenvolva interesses e sensibilidades que lhe permitam usufruir dos bens culturais disponíveis na comunidade, na sua cidade ou na sociedade em geral, e que lhe possibilitem ainda sentir-se como produtor valorizado desses bens, mediante:

  • Formação integral do educando;

  • Foco central na alfabetização, ao longo dos 3 (três) primeiros anos da etapa;

  • Acolhimento e respeito por parte da Escola e de seus profissionais, com base nos princípios da individualidade, igualdade, liberdade, diversidade e pluralidade;

  • Desenvolvimento da capacidade inter-relacional através do trabalho cooperativo;

  • Desenvolvimento de habilidades pessoais que favoreçam a aprendizagem dos conteúdos curriculares;

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  • Compreensão dos conteúdos de cada componente curricular e área de conhecimento, estabelecendo progressivo diálogo entre os componentes curriculares e as diversas áreas de conhecimento;

  • Ampliação progressiva da capacidade de transpor os conteúdos curriculares a situações de vida, utilizando-os como recurso para conhecer, explicar, posicionar-se e intervir no mundo;

  • Identificação da dimensão religiosa dos conteúdos culturais;

  • Identificação e aprofundamento das diferentes expressões artísticas e culturais com a atuação pastoral, como caminho que permite salvar o homem, conforme o carisma do Instituto e confessionalidade da Escola.

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Ensino Médio

O Ensino Médio, com duração de três anos letivos, tem por objetivos:

  • A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

  • A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

  • O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

  • A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática;

  • A promoção dos valores expressos na confessionalidade da Escola e em sua visão de ensino, num ambiente acolhedor, estimulante, desafiador, de formação integral constante e de respeito à liberdade religiosa.

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                No desenvolvimento do currículo do Ensino Médio considera-se uma seleção de conhecimentos construídos pela sociedade, expressando-se por práticas escolares que se desdobram em torno de conhecimentos relevantes e pertinentes, permeadas pelas relações sociais, articulando vivências e saberes dos educandos e contribuindo para o desenvolvimento de suas identidades e condições cognitivas e socioafetivas.

São referências permanentes para o desenvolvimento curricular do Ensino Médio:

  • Formação integral do educando;

  • Trabalho e pesquisa como princípios educativos e pedagógicos, respectivamente;

  • Educação em direitos humanos como princípio nacional norteador;

  • Sustentabilidade ambiental como meta universal;

  • Indissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos do processo educativo, bem como entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem;

  • Integração de conhecimentos gerais, realizada na perspectiva da interdisciplinaridade e da contextualização;

  • Reconhecimento e aceitação da diversidade e da realidade concreta dos sujeitos do processo educativo, das formas de produção, dos processos de trabalho e das culturas a eles subjacentes;

  • Integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura;

  • Busca ativa para identificar a dimensão religiosa dos conteúdos culturais;

  • Identificação e aprofundamento das diferentes expressões artísticas e culturais com a atuação pastoral, como caminho que permite salvar o homem, conforme o carisma do INSTITUTO e confessionalidade da ESCOLA.

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Transparência

A Igualdade Salarial entre mulheres e homens já está prevista na Constituição Federal e Consolidação das Leis do Trabalho - CLT. Segundo o IBGE, as mulheres ganham 20% menos que os homens para os mesmos cargos. 

A legislação acerca da Igualdade Salarial entre mulheres e homens, que engloba a Lei nº 14.611/2023, o Decreto nº 11.795/2023 e a Portaria nº 3.714/2023, foi criada com o intuito de combater e eliminar as disparidades salariais baseadas em gênero e proporcionar maior segurança para as mulheres. 

Confira o documento:

Publicado em 23/09/2024 - Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens - 2º Semestre 2024
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A Escola São José de Vila Matilde é mantida pelo Instituto das Filhas de São José, uma associação religiosa, civil, filantrópica, sem fins econômicos, de caráter educacional e de assistência social, com Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social na área da Educação - CEBAS.

O IFSJ atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de Dezembro de 2021.

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